Industry Best Practices & Top Insights delivered to your Inbox.
Blog Spanish

Marketing para e-commerce: confira as 5 melhores estratégias!

Marcell Rosa 15+ years in Tech/SaaS, Experienced leader in scaling business in Latin America, Go-To-Marketing, Consultative Selling, Expertise in Technology and Productivity Tools, Market Development
Marketing para e-commerce: confira as 5 melhores estratégias!

O marketing para e-commerce pode ser definido com um conjunto de estratégias e ferramentas usadas para aumentar a divulgação dos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa, de maneira direta ou indireta. O objetivo é atingir mais público e, com isso, gerar mais vendas.

Por que você deve aprender sobre isso? Porque o comércio eletrônico cresce dia após dia. Isso significa que a concorrência também está maior e, se você não destacar suas soluções corretamente, corre um sério risco de perder importantes oportunidades de vendas.

Para ter uma ideia do que estamos falando, dados do relatório The Global Payments Report, divulgados em uma matéria do site da Abranet, Associação Brasileira da Internet, revelaram que as vendas on-line no Brasil devem crescer 95% até 2025.

Esse percentual só comprova que mais e mais empresas estão apostando nessa forma de venda, o que abrange todos os segmentos, incluindo os negócios que são nativos em tecnologia e aqueles que não são.

Com tantas opções, os clientes darão chance àquelas que mais chamarem atenção e, como diz o velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Logo, sem uma boa divulgação, a empresa perde espaço.

Temos certeza de que não é isso que você quer, não é mesmo? Então, siga a leitura deste artigo e confira como fazer marketing para e-commerce, os benefícios dessa abordagem e cinco estratégias realmente eficazes para sua empresa!

O que é marketing digital para e-commerce?

O marketing digital para e-commerce é uma forma de divulgação via internet que usa diferentes peças para atrair potenciais clientes e convertê-los em compradores reais. Explorar o poder de alcance da web é uma das melhores maneiras de apresentar a loja virtual para quem ainda não a conhece.

Essa estratégia é bastante usada porque vai além de apenas buscar novos compradores para seu comércio eletrônico. Ela também ajuda a fidelizar os que já estão na sua base, por meio da entrega de informações e interações interessantes, alinhadas com as preferências, as expectativas e os comportamentos do seu público-alvo.

Você pode fazer e-commerce marketing de duas formas:

  • via inbound marketing;
  • via outbound marketing.

Nos tópicos abaixo, daremos mais detalhes sobre esses formatos.

O que é inbound para e-commerce?

O inbound para e-commerce é uma ferramenta de atração natural de consumidores. Ela acontece por meio da criação de conteúdos relevantes para o público-alvo da marca, tais como:

  • artigos para blogs;
  • postagens em redes sociais;
  • e-books;
  • infográficos;
  • entre outras peças digitais.

O objetivo não é divulgar os produtos/serviços diretamente, mas, sim, esclarecer as principais dúvidas das pessoas e, consequentemente, posicionar a marca entre as melhores opções para quando chegar o momento da decisão de compra.

O que é outbound para e-commerce?

Já o outbound segue uma abordagem chamada de marketing de interrupção. Ele é usado para atingir os potenciais compradores de forma direta, por meio da divulgação clara das soluções comercializadas. 

Um bom exemplo é o e-mail marketing para e-commerce, que apresenta as ofertas e os descontos que a marca está trabalhando no momento.

Como fazer um bom e-mail marketing para e-commerce?

Considerando que essa é uma ferramenta importante no e-commerce marketing, daremos a você as melhores dicas de como usar esse recurso corretamente e, com isso, potencializar as chances de conversão. São elas:

  1. segmente sua lista de envio: para garantir o disparo de mensagens alinhadas com as necessidades dos potenciais clientes e fase do funil de compras em que estão;
  2. uso de imagens e vídeos com cuidado: mantendo a identidade visual da marca, mas sem poluir a mensagem ou deixar o e-mail “pesado” e com carregamento lento;
  3. vá direto ao assunto: e-mails interrompem o dia da pessoa e, como tal, precisam ser dinâmicos para não tomar muito tempo, nem se tornar desagradáveis;
  4. crie dois tipos de mensagem: a fim de fazer testes A/B e analisar qual formato gerar mais resultados (leia-se: conversões);
  5. escolha um call to action poderoso: a chamada para a ação precisa estar em destaque no corpo da mensagem e deixar claro o que você espera que os clientes façam.

Dica de leitura: “Como criar um aplicativo: guia rápido com 7 passos!”

Quais os benefícios de investir em marketing para lojas online?

São muitos os benefícios do marketing para e-commerce, sendo que, entre os principais, estão:

  1. atrair potenciais compradores realmente qualificados e interessados no que sua empresa oferece;
  2. aumentar as chances de fechar boas vendas, elevando o faturamento;
  3. construir autoridade para sua marca, tornando-a uma referência do segmento na internet;
  4. elevar o número de seguidores nas redes sociais e visitantes nas suas páginas, o que também favorece a divulgação das soluções e a geração de mais vendas;
  5. destacar seus produtos e/ou serviços dos oferecidos pelos concorrentes, despertando a atenção das pessoas.

Não deixe de ler este artigo: “Mobile marketing: 15 práticas definitivas para dominar!”

5 estratégias eficazes de marketing para e-commerce!

E a pergunta que não quer calar: como fazer marketing para e-commerce? As cinco melhores estratégias que você pode adotar são:

  1. conheça bem seu público-alvo;
  2. explore diferentes tipos de marketing;
  3. destaque os diferenciais da sua solução;
  4. otimize as páginas e os conteúdos;
  5. utilize boas ferramentas de automação de marketing.

Confira os detalhes!

1. Conheça bem seu público-alvo

Parece um tanto óbvio, mas conhecer o público-alvo é essencial para chegar até ele. A ideia aqui é descobrir o que seus possíveis compradores querem e procuram, o que resolveria seus problemas e os deixaria realmente felizes.

Quando você tem essas informações, fica muito mais fácil entregar o que esperam de uma marca como a sua. 

Aprenda outra maneira de melhorar o relacionamento com seu público lendo o artigo: “Como melhorar o atendimento ao cliente digital? Passo a passo!”

2. Explore diferentes tipos de marketing

Já ouviu falar em SMS marketing para e-commerce? E WhatsApp para e-commerce? Possivelmente já, mas como foco em vendas, não é mesmo? A verdade é que esses e outros canais de comunicação também podem ser usados como ferramentas de divulgação.   

Se o objetivo é diversificar, não tem estratégia melhor do que explorar vários tipos de marketing, como o e-mail, redes sociais e blogs, que já citamos aqui.

E uma dica de ouro para você: não se esqueça de criar conteúdos verdadeiramente relevantes em todas essas mídias, abordando assuntos interessantes, que ajudem a educar o público, possibilitando a tomada de decisões de compra mais rapidamente e, em especial, a favor da sua empresa.

3. Destaque os diferenciais da sua solução

Quando o conteúdo falar das suas soluções, foque em como elas facilitam a vida de quem compra. Destaque os benefícios que os produtos/serviços oferecem, apresente casos de sucesso e pense em outras formas de apresentar valor.

4. Otimize suas páginas e conteúdos

Outra estratégia que não pode faltar no marketing de quem vende on-line é a otimização das páginas e dos conteúdos. Estamos falando de SEO, sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que, em português, significa otimização para motores de busca.

Basicamente, consiste em preparar suas páginas web para serem lidas pelos robôs de páginas de pesquisa com o Google. Ao fazer isso, eles indicam seus links para quem procura pelas palavras-chave relacionadas, aumentando as visitações e as chances de conversão.

5. Utilize boas ferramentas de automação de marketing

As ferramentas de automação convertem diversas estratégias de marketing de manuais para automáticas. Como resultado, você reduz o tempo de execução, as chances de erros, e, ainda, pode realizar testes A/B até chegar ao formato ideal de divulgação.

Quer um exemplo? Já pensou que incrível seria criar mensagens personalizadas para seus clientes a partir de gatilhos específicos, tais como eventos oferecidos pelo aplicativo de vendas ou comportamento dos usuários, tudo isso de maneira automática? Com a CleverTap, é possível!

Crie experiências personalizadas para reter seus clientes com nossa plataforma de engajamento All-in-One. Aumente as vendas e o ticket médio do seu e-commerce, maximize a eficácia das campanhas e muito mais!

Acesse agora mesmo o site da CleverTap, confira em detalhes nossas soluções e faça um teste grátis por 30 dias!

Last updated on June 2, 2024