Blog Portuguese

Marketing de atração para app: como levar o usuário até você?

Tåmires Souza Tamires, escritora do blog da CleverTap, tem experiência em publicidade e jornalismo. Especialista em marketing, cria conteúdos acessíveis e engaja leitores com inovações e tendências.
Marketing de atração para app: como levar o usuário até você?

Imagine se a sua empresa funcionasse igual a um ímã na hora de captar novos clientes. Seria ótimo, não é mesmo? E é justamente para isso que existe o marketing de atração, conhecido também por inbound marketing: conquistar usuários para seu aplicativo, trazendo-os até você.

Apesar do conceito ser simples, é preciso entender o que é e como funciona essa estratégia na prática, afinal, quando falamos do universo digital, há inúmeras ações que podem ser executadas.

Só que é necessário saber como planejá-las e aplicá-las corretamente, no timing adequado.

Aliás, o inbound marketing é considerado uma das principais formas de adquirir novos clientes na internet. De acordo com o estudo Panorama do Marketing Digital, ele é usado por 91% dos profissionais da área, o que mostra que ele dá resultados.

Se você quer alavancar a captação e o engajamento de usuários no seu aplicativo, continue a leitura e aprenda o que é marketing de atração, seus benefícios, como funciona na prática, exemplos e dicas para fazer um de alto nível!

O que é marketing de atração?

O marketing de atração diz respeito a um conjunto de estratégias e ações para atrair, conquistar, converter e reter clientes de empresas e usuários de aplicativos mobile. E isso acontece por meio da criação de conteúdos relevantes, que são distribuídos de forma segmentada – e personalizada – para captar leads qualificados.

Também chamado de inbound marketing, ele vai além de atrair novos clientes, pois pode ser usado para estreitar o relacionamento com ele a longo prazo.

Logo, podemos dizer que esse é um tipo de marketing usado para criar uma relação de confiança com o potencial usuário do aplicativo ou site, mostrando que ele pode contar com a marca como sua parceira. 

E, como no mundo atual os consumidores tendem a ser fiéis às marcas que têm valores e propósitos semelhantes aos seus, gerar esse tipo de relacionamento é essencial ao longo dos anos.

Com certeza, você já deparou com diversas ações de inbound marketing e até mesmo participou de algumas delas, como posts em blogs, download de e-books e materiais ricos, anúncios em redes sociais, e-mail marketing e muito mais.

Quando surgiu o marketing de atração?

O termo marketing de atração (ou inbound marketing) foi citado pela primeira vez em 2006, nos Estados Unidos. Em 2009, ganhou popularidade pelo livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs.

A ideia é justamente acompanhar o novo comportamento do consumidor e descobrir formas de atraí-lo sem precisar enviar mensagens invasivas ou até mesmo inoportunas, como acontecia no marketing tradicional.

Quais os benefícios do marketing de atração?

O inbound marketing oferece diversas vantagens ao profissional de marketing e ao negócio. Isso porque ele tem custos mais baixos do que o marketing tradicional e pode ser acompanhado de perto, com análise dos resultados em tempo real. Isso permite segmentar o público e realmente acertar o alvo com maior assertividade – e qualidade.

Como a relação é de parceria (o cliente conta com a marca para entender mais sobre seus desafios e necessidades), a comunicação é interativa e engajada. Os resultados são a construção de um relacionamento duradouro com os usuários e o aumento de sua retenção.

Isso sem falar na chance de entender o comportamento do público e elevar a aquisição de leads qualificados, ou seja, dados de potenciais clientes que têm grande probabilidade de comprar com a marca ou se cadastrar no app.

Mais vantagens do inbound marketing

Conheça os principais benefícios do marketing de atração e as diversas possibilidades de elevar o alcance do seu público-alvo!

  • Redução de custos: o custo de produção e divulgação de conteúdos on-line são muito inferiores ao offline, além de ficar no ar 24 horas por dia, todos os dias da semana.
  • Possibilidade de ajustes: como os resultados são mensurados em tempo real, é possível realizar ajustes nas campanhas e ações para melhorar as chances de sucesso.
  • Personalização do conteúdo: que permite a atração de usuários que têm o fit da marca, ou seja, a intenção e/ou necessidade de baixar o app e usá-lo.
  • Melhor experiência do usuário: por receber mensagens relevantes e contextuais, o usuário não se sente invadido pela empresa, afinal, ele mesmo forneceu seus dados em troca de receber algum material útil.
  • Aumento da credibilidade da marca: a empresa se torna autoridade e referência em seu nicho de atuação quando compartilha conteúdos e materiais ricos, que são relevantes para seu público.
  • Reduz o ciclo de vendas: pelo seu caráter educacional e informativo, o inbound marketing reduz o tempo em que cada lead fica no funil de vendas, acelerando o momento da compra por direcionar o usuário de forma precisa e personalizada.

Como funciona o inbound marketing ou marketing de atração?

De modo geral, o inbound marketing funciona por meio de vários canais digitais, desde a primeira interação do cliente com a marca até a retenção de usuários, após a primeira compra realizada. 

Podemos categorizá-lo em quatro etapas:

  1. atração: atrair o lead para o site ou app por meio de posts em redes sociais, textos em blogs, e-books e webinars gratuitos, entre outros. O foco é mostrar ao usuário que ele tem desafios e quais são eles;
  2. conversão: a ideia é atrair o potencial cliente e fazê-lo realizar ações, como preenchimento de formulários com seus dados em troca de assinatura de newsletter, download de algum material e afins;
  3. fechamento: ao educar o lead com os conteúdos produzidos, ele entende seus desafios e as soluções disponíveis, estando pronto para fechar a compra ou se cadastrar no app;
  4. encantamento: depois de transformar o lead em cliente, é hora de encantá-lo focando em sua retenção e fidelização. Isso pode ser feito com e-mail marketing, SMS e notificações push, entre outros canais de marketing mobile.

Exemplos de marketing de atração

Existem diversos exemplos de marketing de atração, como:

  • blogs corporativos com conteúdos educativos e dicas práticas;
  • técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em textos escritos em blogs e no site;
  • posts em redes sociais que educam e atraem o seguidor para o site;
  • landing pages, que são páginas de destino, focadas em conversão.

Há, ainda, o envio de e-mail marketing depois de obter o contato do lead, que é um canal que pode ser usado em todos os momentos da estratégia, desde a atração até o encantamento.

Citamos, também, meios mais modernos e altamente eficientes como exemplos de inbound marketing, como disparos de SMS, mensagens in-app e notificações push.

Como fazer marketing de atração?

Para fazer marketing de atração, é necessário elaborar um planejamento completo, incluindo: fazer pesquisa de mercado, concorrência e análise dos clientes; definir os melhores canais de contato com o usuário e pensar em estratégias para cada um deles, respeitando suas finalidades e limitações; e acompanhar os resultados em tempo real.

Veja mais detalhes de cada uma dessas dicas e aprenda como fazer marketing de atração!

Faça um planejamento bem-estruturado

Antes de colocar qualquer ideia em ação, planeje. Isso inclui pesquisa sobre sua empresa, a concorrência, os usuários e o mercado de atuação, análise de dados, criação de estratégias para cada etapa da jornada do cliente e definição de ações e tarefas, com metas e prazos a serem cumpridos.

Defina os canais de atração e engajamento

Depois de conhecer seu público e o mercado, é hora de definir quais canais serão usados nas estratégias e campanhas de inbound marketing. Entenda as preferências do seu público e como usar cada meio de forma inteligente.

Por exemplo, o SMS é para mensagens curtas de urgência, sensíveis ao tempo e transacionais. O e-mail pode ser usado para envio de materiais, dicas e artigos de blogs. Já as notificações push podem fazer parte de envio de promoções, lançamentos, finalização de ações no app e muito mais.

Nunca se esqueça de pensar e testar os CTAs (call-to-action) em cada mensagem com o cliente. Entenda como ele responde a cada comando e identifique os textos que convertem mais.

Acompanhe os resultados

Por meio de testes A/B e experimentações, mensure os resultados de cada tarefa e entenda qual campanha e ação é mais eficiente com determinado segmento de usuários. 

Assim, é possível acompanhar mudanças de comportamento e necessidades, realizando ajustes em estratégias para oferecer a melhor experiência ao cliente.

E, para colocar o inbound marketing em prática, conte com ferramentas e tecnologias de marketing com recursos de inbound marketing para aplicativos mobile, como a plataforma All-In-One da CleverTap!

Posted on July 12, 2024